sábado, 7 de maio de 2016

Dilma assinará criação da Universidade Federal do Delta nesta segunda-feira

A notícia foi dada pelo deputado federal Paes Landim (PTB-PI), que disse que por várias vezes esteve com o ministro Aluísio Mercadante defendendo a criação da Universidade Federal do Delta (UFD). Relatou que recentemente esteve com a presidente Dilma Rousseff, onde expôs para a chefe de estado, que Parnaíba havia nascido para ser uma cidade universidade.

Ela me garantiu que ainda este ano encaminharia para o Congresso Nacional, o Projeto de Lei criando a universidade e realmente ela fez. Já me comunicaram que segunda-feira, as 9h30min, a presidente da República vai assinar no Palácio do Planalto uma exposição de motivos referente a autorização para criação da Universidade Federal do Delta”. Após a assinatura de decreto, o projeto vai para o Senado Federal para aprovação da casa.

Paes Ladim anunciou ainda que Dilma Rousseff destinou e já está na conta do campus da UFPI de Parnaíba, o valor de R$ 9 milhões para o término do prédio do curso de medicina e também aquisição de equipamentos necessários para o bom funcionamento do curso. “Sou muito grato à presidente da república, atender à reivindicação da Parnaíba, uma cidade de povo bom e politizado. Essa cidade nasceu para ser universitária”.

O deputado também falou sobre a repercussão do seu posicionamento no Congresso Nacional, quando votou contra o impeachment da presidente Dilma Rousseff. Paes Ladim disse que a relação próxima com Dilma e seu compromisso com Parnaíba refletiu em sua decisão. Mas também como jurista que foi durante muitos anos, não conseguiu enxergar crime de responsabilidade quando se trata das “pedaladas fiscais”.  “A presidente não usou de dolo para cometer um crime fiscal”.


Universidade Federal do Delta (UFD) 

Além do empenho político, a criação da Universidade Federal do Delta (UFD) deve-se a um grande trabalho do diretor do campus Ministro Reis Veloso Alexandre Marinho com o apoio do reitor da Universidade Federal do Piauí - UFPI, Dr. Arimateia Dantas Lopes. Nesta segunda-feira, o reitor, o diretor Alexandre Marinho e o prefeito de Parnaíba, Florentino Neto estarão em Brasília para a assinatura do decreto.

O projeto da Universidade Federal do Delta foi elaborado por professores do campus Ministro Reis Veloso em 2014, onde são expostos ao Ministério da Educação, que Parnaíba tem todos os pré-requisitos essenciais para que o ensino superior federal tenha independência. Além da independência, a nova instituição estará apta a firmar parcerias para o desenvolvimento educacional, intelectual e social, que não refletirá somente na comunidade acadêmica, mas também para população de Parnaíba.
 

Por Tacyane Machado