sexta-feira, 10 de novembro de 2017

Prefeitura de Parnaíba tenta impedir plenária sobre saúde pública. Conselho Municipal resiste e mantém evento!

Marcada para acontecer na manhã desta sexta-feira (10/11), a 1ª Plenária Ampliada de Saúde de Parnaíba sofreu tentativa de “boicote” por parte da Prefeitura de Parnaíba. Ontem, a comunicação oficial do poder público municipal divulgou uma nota suspendendo o evento que é coordenado pelo Conselho Municipal de Saúde, porém, o conselho não foi informado oficialmente e tem autonomia para conduzir as atividades.
Na manhã de hoje, contrariando a intervenção da Prefeitura, o Conselho manteve o evento e realizou os procedimentos devidos. Porém, os profissionais também foram comunicados que, o município não forneceria a alimentação para os participantes, o que inclui lanche, almoço e água, além da estrutura de som e auditório. Diante da situação, o secretário estadual de saúde, Florentino Neto, ofereceu a alimentação para a equipe presente na plenária.

Comunicado da Prefeitura de Parnaíba ontem

Uma plenária de saúde trata-se de um momento de construção coletiva das políticas de saúde do Sistema Único de Saúde – SUS, onde toda a população pode contribuir para que sejam discutidos tantos os problemas, como ações que possam melhorar a qualidade de vida dos cidadãos do município.

De acordo com Daniela Barros, que coordenou a plenária, no encontro será elaborada a proposta para a saúde pública do município para 2018/2021. Ela também disse que o conselho ficou sabendo por blogs que a plenária havia sido cancelada, porém trata-se de um evento que não pode ser cancelado.