quarta-feira, 8 de novembro de 2017

Projeto aprovado pela Câmara de Parnaíba poderá comprometer salário de servidores municipais

Foi aprovado também na noite da última segunda-feira (06), o Projeto de Lei nº 4.236/2017 enviado pela Prefeitura de Parnaíba à Câmara Municipal, que autoriza o poder executivo a fazer empréstimo no valor de R$ 5 milhões junto a Caixa Econômica Federal. A Prefeitura não anexou ao projeto nenhuma informação informando onde o valor deverá ser aplicado. Votaram a favor, os vereadores Carlson Pessoa, Geraldinho, Daniel Jackson, Bernardo Lima, Francisco Da Paz, Joãozinho do Trânsito, Irmão Marquinhos, Reinaldinho e Diniz.
Fizeram observações e votaram contra o projeto, os vereadores Fátima Carmino, Beto, Ricardo Veras e Daniel Miranda. Entre os pontos apresentados pelos vereadores, a preocupação com o equilíbrio das contas da Prefeitura de Parnaíba, como também, a falta de transparência na justificativa do projeto.

De acordo com a vereadora Fátima Carmino, para a realização do empréstimo, a Caixa Econômica exige a Carta Consulta e esse documento não foi anexado ao projeto. Informou ainda que recebeu a proposição sem nenhuma especificação. “Eu não sei o que vai acontecer com esse dinheiro. Eu não seria irresponsável em votar uma abertura de crédito, onde o pagamento tem 9 anos para ser efetuado, o que ultrapassa esse mandato. Não há transparência nesse projeto”.

O vereador Ricardo Veras também se posicionou e disse ter preocupação, pois o Fundo de Participação do Município será dado como garantia para o empréstimo. Segundo ele, nesse momento de crise, onde vários estados e municípios fazem cortes e tem seu repasse diminuído, essas parcelas poderiam comprometer o orçamento da cidade, prejudicando inclusive no pagamento de servidores municipais futuramente.

Daniel Miranda disse que não foi anexado ao projeto, o extrato de contrapartida do PAC, pois durante a análise dos vereadores é preciso analisar com responsabilidade. O vereador também demonstrou preocupação com a relação do empréstimo e o fundo de participação do município. “Nós estamos no momento muito incerto e por isso, as ponderações são válidas como forma de ter compromisso com a continuidade e futuro dessa cidade”.

Por Tacyane Machado