domingo, 25 de fevereiro de 2018

Denúncia: Escolas municipais de Parnaíba sem auxiliares de educação especial

Mães de alunos denunciaram ao Blog Extra Parnaíba, que várias escolas da rede municipal de ensino de Parnaíba estão sem os auxiliares de educação especial em salas de aula, o que dificulta o trabalho do professor, pois este profissional acompanha o aluno diariamente, contribuindo no processo de ensino-aprendizagem.
Um auxiliar de educação especial complementa o trabalho do educador responsável pela turma e o do Atendimento Educacional Especializado - AEE. Conforme a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), em seu artigo 58, "haverá, quando necessário, serviços de apoio especializado, na escola regular, para atender às peculiaridades da clientela de Educação Especial".

Mas, na prática, isso não vem acontecendo, porque além das dificuldades que enfrentadas quando se trata de inclusão de alunos com deficiência, pela falta de estrutura, desde materiais necessários para isso, agora os professores precisam lidar com mais essa barreira.

Recentemente, o prefeito Mão Santa enviou projeto à Câmara, que foi aprovado em regime de urgência. Este autorizou o gestor municipal, a criar mais de 200 cargos em comissão com a função de assessor escolar. E os auxiliares, cadê?

Por Tacyane Machado